Discurso e pesquisa: práticas interdisciplinares na formação de
professores
Período: abril a agosto de 2012
Resumo: O Projeto de monitoria de ensino Discurso e pesquisa: práticas interdisciplinares na formação de
professor objetiva proporcionar ao discente conhecimentos
teórico-científicos com relação à formação do aluno/professor. Essa abordagem está inserida no curso de
licenciatura em Letras com Inglês, desde o primeiro semestre até o último,
culminando com o trabalho monográfico de final de curso. As questões
discursivas e as práticas de pesquisa estão no âmbito da formação do professor
e, através de métodos e procedimentos próprios, busca a promoção e articulação
de pesquisa no contexto da prática do ensino na sala de aula, enquanto locus de observação, análise e
implementação de medidas de alcance coletivo. Nesse sentido, a formação do
profissional de Letras exige o aprofundamento teórico e prático visando ações
efetivas que direcionem reflexões discursivas e investigativas. Este Projeto
toma a concepção de discurso a partir das diversas linguagens em circulação na
contemporaneidade, compreendendo a linguagem verbal e a linguagem visual enquanto
construções históricas. Refletindo sobre questões de ensino e linguagens, este
Projeto apresenta-se como parte das ações planejadas para envidar esforços para
o fortalecimento do ensino e da pesquisa no Curso de Graduação de Letras com
Inglês.
Palavras-chave: Discurso; Ensino; Cinema; Interdisciplinaridade.
0 comentários:
Postar um comentário