Núcleo de Estudos Interdiciplinares*



A partir da afirmação abaixo, relacione a interdisciplinaridade e as práticas de pesquisa.
Tomando a indicação de Gaston Bachelard (1997), pode-se dizer que os problemas mais interessantes surgem nas ‘zonas de fronteira’, pródigas no campo pedagógico, dada a variedade de atores envolvidos e a multiplicidade de elementos teóricos e práticos postos em jogo. (VALDEMARIN, 2010, p. 62)

24 comentários:

  1. A interdisciplinaridade é uma pratica que envolva muitos campos do saber, pois sua pesquisa é voltada para os vários elementos que a constitui é por isso mesmo que merece atenção já que sua pratica é destinada para todos os campos. E como diz Bachelard (1997) esses elementos teóricos e práticos formam atores(agentes pesquisadores.

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  2. Interdisciplinaridade é a elaboração de um projeto permanente, que vai sendo modificado constantemente a partir de novas interpretações por ter uma grande variedade de disciplinas envolvidas. De acordo com o conhecimento obtido com as pesquisas acaba-se tendo uma prática e passam a ser grandes pesquisadores.

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  4. A prática de pesquisa mantêm uma relação muito grande com a interdisciplinaridade.Isso porque,para se fazer uma boa pesquisa,deve se recorrer a varios campos do saber.Não se pode ficar preso apenas a um conhecimento fragmentado e sim devemos abrir as portas para novas possibilidades.Para isso é preciso ter em mente a temática de varios autores.Pois seja para questionar ou concordar deveremos ter principalmente embasamento teórico,verificando sempre os pontos de vista de varios estudiosos sobre o mesmo assunto.Portanto uma leitura interdisciplinar ,pemite que façamos uma comparação de textos.Essa pratica não deixa os nossos conhecimentos isolados e sim contribuem para o nosso crescimento intelectual.Uma vez que a leitura de varios materiais nos dá a chance de observar os textos que se inter-relaciona,contrasta, nos influencia ou complementam o nosso aprendizado.Enfim ,devemos sempre fazer uso de uma leitura interdisciplinar dando a oportunidade de incrementar o nosso ponto de vista ,a partir de varias temáticas.

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  6. A Relação entre a interdisciplinalidade e as práticas de pesquisa possuem uma relação que não pode se disvincularem, pois são métodos somadores para o conhecimento.Na prática das pesquisas a teoria do conhecimento tem o importante papel na conformação do conteudo a ser ensinado, buscando através das ligações entre idéias, as teorias e as práticas desenvolvidas e a sustentação ao processo de formação,na intedisciplinalidade que tem a capacidade de constratar, complementar, ampliar e influenciar, busca a diversificaçãoa dos estudos, criar vinculos no contexto das disciplinas,acabando assim com as pressões e conflitos entre idéias.

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  7. A interdisciplinaridade e as práticas de pesquisa estão intimamente relacionadas, portanto não devem se disvincular, ambas no campo pedagógico nos permitem esbanjar, recriar, renovar além de podermos passar conceitos bem tradicionais em transformações de novas realidades. Tendo vários autores e abundancia de elementos teóricos relacionados ao assunto resta nos aproveitar o que as variedades nos propõe e pô-las em prática adapitando a interdisciplinaridade aos campos desejados. Com a interdisciplinaridade e as práticas de pesquisa você pode ir além.

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  9. Bem, o que podemos dizer sobre interdisciplinaridade? Podemos começar conceituando. Conforme o site http://www.dicionarioinformal.com.br/interdisciplinaridade/, é o “processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns”. Nos propõe uma gama infinita de possibilidades para relacionar determinada pesquisa, fundamentando teoricamente com várias vertentes que se convergem para reforçar o tema que está sendo abordado. Por exemplo, o tema “violência”. Um indivíduo que age de maneira a causar dano moral ou físico ao seu semelhante, segundo Skinner, – psicologia behaviorista - o meio em que o sujeito está inserido influencia o seu comportamento, - operante - quando a resposta ao estímulo depender das consequências que se obtiveram anteriormente, logo, um ambiente adverso tenderá a manter esta pessoa alienada a este modo de vida. Durkheim – pai da sociologia – vê o crime, que é um ato de violência como um fato social e enfatiza: “O crime não se observa só na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma em que haja criminalidade." Portanto, podemos concluir que desde que o crime não venha a desempenhar nenhum transtorno social, o mesmo considera-se normal”. Então, seja qual for seu projeto de pesquisa, a interdisciplinaridade tem que aparecer para dar alicerce às suas ideias.

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  10. A interdisciplinaridade é a integração entre várias disciplinas, sendo assim, no âmbito educional é de fundamental importância à ligação entre várias áreas do conhecimento, já que nós como futuros educadores, não podemos ficar voltados apenas aos conhecimentos de uma disciplina em si. Tendo em vista que seremos formadores de cidadãos críticos, éticos e responsáveis, há a necessidade de ter um vasto conhecimento em outras áreas educacionais e sociais, pois surge a necessidade de estarmos preparados para intervir a possíveis conflitos em sala de aula e em determinados momentos iremos precisar da interdisciplinaridade para nos tornar mediadores destes e resolver estas situações.

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  11. A interdisciplinaridade está sobremaneira engajada à prática de pesquisa, uma vez que a mesma faz-se necessário o amplo apelo de recorrer a outras fontes de informações e conhecimentos de variados campos, o qual dará maiores possibilidades de engajamento no processo de requerer conhecimentos diversos, que, por sua vez acarretará em maior domínio no aprendizado contribuindo assim com grande parcela no aperfeiçoamento do saber crítico.

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  12. Interdisciplinaridade é o que se realiza com a cooperação recíproca de outras disciplinas/áreas. Desse modo, não há práticas de pesquisa sem interdisciplinaridade, uma vez que numa pesquisa deve-se integrar outras áreas do conhecimento, relacionadas ao seu objeto. Se pesquisa-se os processos de decodificação na leitura, é necessário que estude-se elementos da linguística, da psicolinguística ou mesmo da anatomia humana. Nunca num projeto pesquisar-se-á somente sobre seu objeto de estudo, é necessário fazer "ramificações" de conhecimentos.

    Letras/Inglês - II semestre
    Amanda Prates,
    www.oqueviporrai.blogspot.com.br

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  13. No campo da pesquisa é impossível trabalhar com apenas uma determinada disciplina.Devemos buscar conceitos e ideias de autores diferentes.Com isso a importância da interdisciplinariedade, pois esta é a interligação entre várias matérias/ideias distintas. A riqueza de novos conceitos "ideias de autores distintos" facilita nosso trabalho, tanto como estudantes pesquisadores, quanto futuros educadores. Portanto devemos tomar a interdisciplinariedade como princípio base para nossa formação, com isso nos tornamos cidadãos críticos e responsáveis.

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  14. Para nossa reflexão faz se necessário apontar aqui a interdisciplinaridade apontada nos PCS’s e na LDB quando se fala em interdisciplinaridade, é preciso ressaltar que cada disciplina possui características próprias que possibilitam que lhe façamos conexões com outras disciplinas. A interdisciplinaridade esta na Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Neste sentido sua presença no cenário da educação no Brasil tem se tornado presente, recentemente com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os PCN’s.
    Bachelard (200) afirma que “na realidade não há fenômenos simples; o fenômeno é um tecido de relações. Não há natureza simples, nem substância simples, porque a substância é uma contextura de atributos. Não há idéia simples, porque uma ideia simples, como viu Dupréel, deve ser inserida, para ser compreendida, num sistema complexo de pensamentos e experiências. A aplicação é complicação. As ideias simples são hipóteses de trabalho, conceitos de trabalho, que deverão ser revisadas para receber seu justo papel epistemológico. As ideias simples não são a base definitiva do conhecimento; aparecerão, por conseguinte, com um outro aspecto quando forem dispostas numa perspectiva de simplificação a partir das ideias completas”. (p. 130)
    Para Bachelard (2000), os problemas epistemológicos desenvolvidos na história do pensamento científico e na Educação e de caráter “ignorado”:
    “Muitas vezes me tenho impressionado com o fato de os professores de ciências, mais ainda, se possível, do que os outros, não compreenderem que não se compreenda. Muito poucos são aqueles que investigaram a psicologia do erro, da ignorância e da irreflexão”. (p. 168)
    Sendo assim o papel do professor [...] consiste no esforço de mudar de cultura experimental, de derrubar os obstáculos já amontoados pela vida cotidiana, de propiciar rupturas com o senso comum, com um saber que se institui da opinião e com a tradição empirista das impressões primeiras. Assim, o epistemólogo tem de tomar os factos como ideias, inserindo-os num sistema de pensamento. (p. 168)

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    1. A interdisciplinaridade esta presente nos temas abordados no contexto escolar, pois, a integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s no que se refere os temas transversais uma ferramenta a mais que contribui para o ensino e aprendizagem do aluno. Para tanto esta interação é uma maneira de envolver ou incentivar as possibilidades de formulação de um saber crítico-reflexivo, valorizado o processo de ensino-aprendizado.
      As praticas interdisciplinar dentro do contexto escolar e de grande relevância para novas possibilidades de conexão com outros saberes. Neste sentido queremos ressaltar a importância do cinema e suas materialidades para os estudantes pesquisadores.
      Visando este campo e suas possibilidades de pesquisa, ressaltamos que o processo de investigação se dar a ver nos questionamentos críticos e reflexivos a partir de temas abordados no contexto “Sociedade e Escola”.

      Diana, participante do grupo de pesquisa AUDISCURSO.

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  15. A interdisciplinaridade também, é um dos principais pontos importante no que diz respeito a pesquisa, pois para pesquisar necessita-se de embasamentos teóricos, e para se ter esses embasamentos é necessário a princípio fazer uso de conhecimentos múltiplos, que nos leve a comparar, investigar e relacionar as causas existentes em um tema.

    Mozânia Moze - Letras/Inglês - II semestre

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  16. No meio acadêmico a interdisciplinaridade e as práticas de pesquisas estão presente no processo de ensino-aprendizagem e na busca por conhecimento, fazendo com que recorramos a pensamentos de diversos autores que possam nos auxiliar em nossas pesquisas. Na universidade essa relação entre várias disciplinas é muito enriquecedor, pois faz com que possamos pesquisar e entender vários temas. Para a construção de um objeto de pesquisa é necessário muita dedicação e esforço, uma vez que este está sujeito a várias mudanças em sua elaboração. Em meio a pesquisa e confronto de ideias é normal que surja dúvidas e alguns problemas pelo o caminho, sendo necessário saber o que de melhor deve ser utilizado em seu trabalho.

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  17. Interdisciplinaridade é o “diálogo” entre disciplinas, sendo justamente esse diálogo imprescindível para a elaboração de uma pesquisa eficiente. Essa relação entre as disciplinas proporciona uma amplitude de conhecimentos, oferecendo diversos significados e direcionamentos para a pesquisa, tomando como base uma metáfora de Michael Certeau contida no texto é possível entender tal posicionamento: o pesquisador torna os conceitos habitáveis “à maneira de um apartamento alugado”(p.49) o que significa que tomamos diferentes caminhos durante a pesquisa de acordo com cada novo conhecimento que se adquire.

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  18. A interdisciplinaridade e as práticas de pesquisa formam um elo na qual não pode ser quebrado, em todo caso, uma depende constantemente da outra. A interdisciplinaridade é um conceito e uma prática que está em processo e desenvolvimento dentro do ensino, ela possui suas raízes na história moderna e está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência.

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  19. André Pinheiro dos Santos

    A interdisciplinaridade e pesquisa se completam. A interdisciplinaridade promove uma comunicação entre as disciplinas, o que consequentemente sugere respostas a novos problemas de pesquisa e as questões que uma única disciplina não consegue responder. Também, a prática de pesquisa é uma ferramenta necessária, agindo como meio investigativo ou atividade científica que se faz importante na interdisciplinaridade. Assim através desses meios é possível adquirir o conhecimento necessário para a formação acadêmica.

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  20. As ideias estão amarradas em continuidades práticas que dão substância ao processo de formação, que é marcado por pressões e conflito. Isso significa que as ideias se formariam com a interdisciplinaridade que buscaria em seus contextos elementos que somariam para enriquecer a pesquisa. Essas 'zonas de fronteiras' dadas pelas interdisciplinaridade é que multiplicaria a carga teórica dos elementos pesquisados, uma vez que, cada contexto traz consigo informações de propriedade. Em resumo eu vejo que há de ser uma prática de pesquisa a busca por elementos contidos em outros contextos para que possam conflitar-se e ao mesmo tempo contribuir para a formação do objeto pesquisado.

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  21. Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.Pois de acordo com o texto ou seja a interdisciplinaridade ocorre uma conexão entre as disciplinas porém pude observar que interdisciplinaridade e as práticas de pesquisa formam uma junção na qual não pode se romper, sem uma a outra não consegue desenvolver.

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  22. Pesquisa e interdisciplinaridade são elementos que não podem se separar, pois esta primeira precisa dos argumentos e problemas que a segunda lhe oferece, abrindo leques de perguntas que só podem ser respondidas através da pesquisa. Para o meio acadêmico isso é fundamental além das diversidades de conhecimentos adquiridos através das praticas de pesquisas, a interdisciplinaridade promove uma riqueza de informações que é essencial.

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  23. A pesquisa científica está relacionada( entre outras coisas) à aplicação das teorias na prática, na saída do campo da abstração e na chegada do que é real. Para Platão as crenças e opiniões representam um ponto de vista subjetivo pois não são justificados, já o conhecimento é um ponto -de-vista objetivo, que necessita ser justificado. A pesquisa é a construção do conhecimento tal qual como colocado sob essa perspectiva de investigação já mencionada anteriormente. Com a especialização da ciência em áreas cada vez mais específicas, com a fragmentação do conhecimento ocorrendo cada vez mais, principalmente no século XX, inviabilizou-se pesquisa científica, assim a Interdisciplinaridade ocorreu como um movimento científico para combater a divisão excessiva do conhecimento, como um movimento inverso ao posterior. Assim, através de algumas áreas do conhecimento como por exemplo bio-química é possível entender como ocorre o metabolismo dos seres, através da astrofísica é possível entender como ocorre a órbita dos astros celestes , dentre outras coisas. Por fim é necessário dizer que a Interdisciplinaridade não é o conhecimento em várias áreas distintas simplesmente, mas a junção de áreas específicas a fim de entender determinado fenômeno a fim de estudar determinada parte da realidade.

    discente: Gláuber R. Sousa

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