Núcleo de Estudos Interdisciplinares


Considerando as reflexões de Valdemarin (2010) sobre as práticas de pesquisa como um saber fazer, descreva e comente seu percurso no tripé ensino-pesquisa-extensão universitária como discente da UNEB.

18 comentários:

  1. A pesquisa é a base do conhecimento, pois é a partir do que os outros disseram, podemos tirar nossas próprias conclusões. Portanto sem a pesquisa, não há conhecimento, pois o mesmo não chega até nós se não através de nossas curiosidades e empenho de ir buscá-lo

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  2. Como discente da UNEB,o ensino tripé:ensino- pesquisa-extensão ,é essencial para minha formação.O ensino, que busco aprender em sala de aula ,contribuem para meu conhecimento intelectual,possibilitando desenvolver meu aprendizado acadêmico.A pesquisa ,serve como uma base prática ,que vai muito alêm de teoria e a extensão permite que eu repasse os conhecimentos adquiridos e tambem aprenda com eles.Atualmente,perpasso apenas pelo ensino e pesquisa,visto que, estou preparando para o projeto de extensão.

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  3. Quando entrei na Universidade, não sabia o que vinha a ser pesquisa, pois no Ensino Médio não se ouvia falar em Pesquisa muito menos em Prática de Pesquisa. Nos primeiros semestres foi muito difícil assimilar a pratica de Pesquisa pois não tinha um campo que me interessasse muito menos base teórica para tanto, somente no 7° semestre com a Professora de LA (Lingüística Aplicada)que me foi clareando um caminho para minha Pesquisa Monográfica. Sempre gostei de Literatura mas eu queria trabalha-la na sala de aula e essa temática é um pouco complicada pois não esta nos PCNs seu uso em sala de aula de Língua Inglesa. Foi quando a Prof. Dnda. de LA Janaina de Jesus me convidou para fazer parte de um grupo de Pesquisa que ela iria desenvolver na UNEB-Caetité-BA, junto ao grupo de pesquisa de Vitoria da Conquista o LABEDISCO(LABORATÓRIO DE ANALISE DO DISCURSO E DO CORPO) o nosso seria o AUDISCURSO(LABORATÓRIO DE ESTUDOS AUDIOVISUAIS E DO DISCURSO). Hoje sou pesquisadora na área de Analise do Discurso o tema de minha pesquisa é: "The Picture of Dorian Gray: investigação do Discurso e do Fantástico em Oscar Wilde" . Sei que será ,muito difícil conclui-lo mas com a base teorica que adquiri no grupo de pesquisa e nas discussões com o grupo LABEDISCO sei poderei fazer algo mais para o meu futuro profissional.

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  4. O percurso da prática pesquisa no tripé ensino-pesquisa-extensão universitário como discente da Uneb, o ponto de partida deveria ser a reforma educacional no ensino, utilizar de um método de aprendizagem adequado ao desenvolvimento humano, os autores com contribuições teóricas de maneira mais significativa ao modelo de ensino e de sociedade que pretendam ver realizada. O ensino é o principio do conhecimento onde por meio da Universidade tem-se a primeira apresentação e oportunidade de estudo, a prática a qual é colocada nossos ensinamentos adquiridos e através desta nos tornamos com a possibilidade de percebermos os possíveis erros e acertos que cometemos, já na extensão nos oportuniza a vivenciar junto com a comunidadea as adversidades do conhecer e com isso expandir o nosso conhecimento, rompendo as barreiras da sala de aula da qual nós frequentemente e necesssariamente nos encontramos.

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  5. A pesquisa em meu percurso discente ainda estar em fase de iniciação, contudo pude observar que para iniciar uma pesquisa temos que elaborar um assunto e dentro desse assunto fazer a delimitação ou recorte dele, no qual elegemos como tema, a partir daí deve-se estudar o tema, dialogar com quem conhece o assunto, fazer pesquisa de teóricos das áreas afins, ser dedicado, ser um leitor voraz e acima de qualquer coisa ser ético e responsável, uma vez que não existe aventura na ciência. Assim, o surgimento de uma nova pesquisa de certa maneira é a continuação ou o complemento de uma pesquisa do passado, isto é, fazendo algumas correções na prática de uma pesquisa mal sucedida, pode–se transformá-la em uma pesquisa bem sucedida no futuro.

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  6. O tripé: ensino – pesquisa – extensão é de grande valia em meu status acadêmico, uma vez que através do ensino procuro mim capacitar agregando novos conhecimentos,seja dentro ou fora da sala de aula, a pesquisa por sua vez mim molda a ser um cidadão mais seguro e maduro quanto a forma de aprender o “saber” colocando-o em prática sempre que necessário for. Por último o ensino de extensão,nada mais é do que a terceira conseqüente que dar apoio aos dois ensinos anteriores, e tem suma importância r em minha vida acadêmica. Assim sendo o tripé nada mais é do que a porta de acesso ao conhecimento, que por sua vez constroi a emancipação social.

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  7. Conceitos e práticas de ensino, pesquisa e extensão no meu percurso como discente ainda são muito vagos. Apesar de ter participado de cursos de extensão e saber teoricamente como elaborar um projeto de pesquisa, ainda não há prática, visto que segundo Valdemarin "a prática é um ‘saber fazer’ e não um ‘saber que’ aplicado a ela". Os Seminários do NEI têm sido ótimos exercícios para pesquisa, uma vez que somos levados a selecionar um objeto, elaborar um problema e tentar respondê-lo, conforme nossas pesquisas bibliográficas.

    Letras/Inglês - II semestre
    Amanda Prates,
    www.oqueviporrai.blogspot.com.br

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  8. Levando em consideração o posicionamento de Valdemarim para com as práticas de pesquisas como um saber fazer posso afirmar que o conjunto ensino, pesquisa e extensão é de fundamental importãncia, pois nos permite refletir e aprofundar sobre detrminada causa. Enquanto discente da Uneb percebo que esse tri pé vem proporcionado para mim experiências ótimas como, percepçao de fatos e conhecimento de causa. No entanto , foi possível perceber também que ainda não atingir literalmente esses três parâmetros, pois no momento considero meu embasamento teórico insuficiente para estruturar uma pesquisa de ensino.

    Mozânia Moze - Letras/Inglês - II semestre

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  9. Segundo Demo a pesquisa é algo que deveria estar presente desde a educação primária, porém esta não é a realidade encontrada. Analisando o tripé ensino-pesquisa-extensão e trazendo para a minha realidade de discente da UNEB acredito que esses processos estejam em elaboração na minha vida acadêmica, pois, aprimorei meu conceito de pesquisa na universidade, apesar de já ter conceitos teóricos que permitam elaborar uma pesquisa. No que concerne à prática também é um processo em construção, porque como argumenta Demo “pesquisa não se garante sem mais a presença da prática social adequada” (Demo, 2006, p.15).

    Aline Santos

    Letras/Inglês - II semestre

    www.oqueviporrai.blogspot.com.br

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  10. Como discente da UNEB a cada dia melhoro minhas práticas de pesquisa, aos poucos ela vai se tornando mais eficaz com a correção de alguns erros e agregação de novas informações. Nesse percurso chamado tripé encontro como base o apoio dos docentes, que com suas orientações vão me ajudando a desenvolver melhor nesse meio, no entanto é preciso que ocorra uma melhora constante, uma vez que ensino, pesquisa e extensão são processos intensos.

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  11. Nesta perspectiva, com os estudos acerca do ensino-pesquisa-extensão, tomo por referência as orientações de excelentes professores de metodologia com que tive a grande honra e prazer em trabalhar. Partindo então do ensino, todas as dúvidas foram iluminadas e com facilidade foram absorvidos vários aspectos relacionados às normas da ABNT. Com o aprofundamento dos trabalhos, tivemos o estudo sobre os tipos de pesquisa que são realizadas para a elaboração de trabalhos acadêmicos, pré-projetos e TCC. Começando com os conceitos de pesquisa quantitativa e qualitativa, pesquisa ação, de campo, documental e bibliográfica, entre outras, fizemos o primeiro trabalho e escolhemos umas das opções explanadas, o que nos forneceu bastante respaldo para realizar trabalhos de qualidade. Claro que ainda não temos o domínio de toda a metodologia, portanto é sempre necessária a orientação de um discente. Todo este trabalho requer tempo, revisões e recomposição.
    Este saber fazer é que faz toda a diferença para a prática científica. Na elaboração do pré-projeto direcionei-me ao tema “A formação da consciência questionadora da criança a partir dos contos da literatura universal”, onde irei introduzir a literatura universal para trabalhar na formação da consciência de maneira livre e responsável, pois o pensamento não poderá ser moldado, mas sim compreendido e elaborado para que ocorra o amadurecimento do ser em seu mundo. Para que ocorra essa compreensão será preciso uma leitura da sociedade na qual reside o ser que será pesquisado, pois para emitir posturas que estabeleça uma relação de aproximação será preciso de fato conhecer o mundo do sujeito pesquisado. Partindo de ensinos filosóficos, sociológicos, antropológicos entre outros, a interdisciplinaridade estará em evidência, e todas as práticas serão trabalhadas para alcançar os objetivos almejados. É preciso saber fazer, mas é imprescindível saber fazer bem feito.

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  12. O princípio da pesquisa em meu percurso acadêmico ainda esta em fase de construção, contudo pude perceber através da elaboração de alguns seminários,principalmente o Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI, que as pesquisas bibliográficas estão me transformando em um cidadão crítico, ambicioso e dedicado. A partir desses seminários acadêmicos podemos confrontar as ideias de vários teóricos, percebe-se que no preparo de um objeto de pesquisa cada conceito é um complemento do outro. Sendo assim cada pesquisador contribui para o resultado final de uma determinada pesquisa eficaz.

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  13. Como discente da UNEB, posso dizer que estou construindo minha percepção sobre as bases da pesquisa pouco a pouco, estou certa de que a mesma é o ponto de partida para qualquer trabalho, ideia e/ou planos, porém não posso me posicionar ainda e muito menos falar sobre tal assunto. Todavia, aprendi que o ensino-pesquisa-extensão é o caminho certo para levar os discentes a ter contato com todas as metodologias de pesquisa e produção de trabalhos e que há muito o que aprender para estar totalmente apta para realizá-la como deve e que estou conseguindo me encaixar, sendo assim concluo dizendo que minha formação está caminhando a passos largos, o que é uma grande conquista na vida de qualquer estudante.

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  14. Vejo o tripé, ensino, extensão e pesquisa como atividades dependentes entre si, pois dentro da Universidade ele proporcionará uma melhor assimilação do conhecimento. Através do ensino nas aulas ministradas, da participação em projetos de extensão e com a prática de pesquisa poderei ampliar horizontes em minha tragetoria acadêmica na UNEB bem como na formação profissional.

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  15. O percurso da prática pesquisa no tripé ensino-pesquisa-extensão universitário como discente da Uneb. Puder observar que ao decorrer dos anos deveríamos ter o primeiro contato com pesquisa ainda no primário mas não é isso que ocorre na pratica porém com relação no tripé ensino-pesquisa-extensão que fui entendendo realmente a estrutura da pesquisa e praticando para cada vez mais ir aperfeiçoando pois como discentes futuramente pesquisadores teremos além da teoria a pratica para uma boa formação acadêmica.

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  16. Como discente da UNEB,no tripé ensino-pesquisa-extensão, estou vendo o quanto pesquisar é necessario para o aprendizado, pois os conhecimentos que adquirimos atravez da mesma serão para proveitos futuro. Pois nos trabalhos posteriores irei precisar de pratica e quero aprender agora, pois quando isso acontecer espero ter um pouco de dominio na pesquisa.

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  17. Saber fazer é a metodologia da pesquisa ou os princípios epistemológicos que serão usados na construção do conhecimento, e no tripé ensino-pesquisa-exetensão, sem os quais não é possível obter conhecimento. Daí a importância do saber fazer, pois o conhecimento não deve nos ser transmitido, mas construído por nós, discentes.

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  18. Entendo que a pesquisa se dá a partir do momento que corro atrás de algo para melhorar meu conhecimento ou descobrir algo a mais assim estou pesquisando. Quando compartilho o que conhecir ou aprendir estou estendendo. Sendo assim, o tripé ensino-pesquisa-extensão para mim está sendo de grande valia,através do PIBID-UNEB pude sair da teória e ver na prática a relidade de como você realmente tem que está preperado para saber fazer,pois a extensão na prática muitas das vezes barreiras são encontradas, vejo isso com a supervisora do PIBID em sala de aula,por isso a importância de saber fazer.

    Adinis Teixeira

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O objetivo do CEDISCO é popularizar a produção científica por meio de números monográficos que fomentem ao mesmo tempo os estudos discursivos no campo da pesquisa, da extensão e do ensino, colocando em evidência os lugares que o corpo e seus atravessamentos ocupam na constituição do sujeito dos dias de hoje, assim como destacar a materialidade dos suportes que os acolhem. Essa configuração trípica entre discurso, corpo e seu suporte material, de um lado, delimita os contornos da produção científica e, de outro, alarga seus limites.

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Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4675 (impresso) e ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Maringá. A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes de Letras e Linguística. A sua missão é viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Letras e Lingüística.

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