Ementa
O ciclo de debates
abraça discussões sobre a relação entre modalidades enunciativas e narrativas
fantásticas, enquanto elementos constitutivos da visualidade fílmica. Portanto,
nosso objetivo é promover reflexões sobre a análise do objeto fílmico no âmbito
do fantástico.
Cronograma de discussões
4 de junho de 2013 - A
ordem do discurso e cinema fantástico
Texto:
FOUCAULT, M. A
ordem do discurso. 15.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
18 de junho de 2013 - Modalidades
enunciativas e narrativas fantásticas
Textos:
CESERANI, R. O fantástico. Trad. de Nilton C.
Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
FOUCAULT, M. Arqueologia
do saber. 7 ed. Trad. bras. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2007.
LOVECRAFT,
H. P. O horror sobrenatural na
literatura. Trad. de Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Francisco Alves,
1987.
TODOROV, Tzvetan.
(1992). Introdução à Literatura Fantástica. 2.ed. São Paulo:
Perspectiva.
9 de julho de 2013 - Imagens
e horror artístico
Textos:
AUMONT, J. A
Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
CARROL, Nöel. Filosofia do horror ou paradoxos do coração.
Campinas, Papirus, 1999.
GAMA-KHALIL,
M. Espacialidades na pintura surrealista de Giorgio de
Chirico e na narrativa fantástica de Dino Buzzati. Olho d'Água, v. 2, p. 78-87, 2011.
KING, Stephen. Dança macabra; o fenômeno do horror no
cinema, na literatura e na televisão dissecado pelo mestre do gênero. Tradução
de Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
16 de julho de 2013 - Visualidade
fílmica de horror e estratégias cinematográficas
AUMONT, J; MARIE, M. Dicionário
teórico e crítico de cinema. 2 ed. Trad. bras. Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas:
Papirus, 2006.
AUMONT, J. A estética
do filme. São Paulo: Papirus, 2007.
MILANEZ,
N. A “casa de Usher” de Roger Cor’man: o campo de memória e o
cromático-discursivo no discurso fílmico. In: Revista Letras & Letras. Uberlândia-MG. v.28, n.2. p.579-590. jul.-dez.
2012.
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