Ciclo de debates: “Modalidades enunciativas e narrativas fantásticas”




Ementa
O ciclo de debates abraça discussões sobre a relação entre modalidades enunciativas e narrativas fantásticas, enquanto elementos constitutivos da visualidade fílmica. Portanto, nosso objetivo é promover reflexões sobre a análise do objeto fílmico no âmbito do fantástico.

Cronograma de discussões

4 de junho de 2013 - A ordem do discurso e cinema fantástico

Texto:
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 15.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.


18 de junho de 2013 - Modalidades enunciativas e narrativas fantásticas

Textos:
CESERANI, R. O fantástico. Trad. de Nilton C. Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 7 ed. Trad. bras. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
LOVECRAFT, H. P. O horror sobrenatural na literatura. Trad. de Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
TODOROV, Tzvetan. (1992). Introdução à Literatura Fantástica. 2.ed. São Paulo: Perspectiva.

9 de julho de 2013 - Imagens e horror artístico

Textos:
AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
CARROL, Nöel. Filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas, Papirus, 1999.
GAMA-KHALIL, M. Espacialidades na pintura surrealista de Giorgio de Chirico e na narrativa fantástica de Dino Buzzati. Olho d'Água, v. 2, p. 78-87, 2011.
KING, Stephen. Dança macabra; o fenômeno do horror no cinema, na literatura e na televisão dissecado pelo mestre do gênero. Tradução de Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

16 de julho de 2013 - Visualidade fílmica de horror e estratégias cinematográficas

AUMONT, J; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2 ed. Trad. bras. Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2006.
AUMONT, J. A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2007.
MILANEZ, N. A “casa de Usher” de Roger Cor’man: o campo de memória e o cromático-discursivo no discurso fílmico. In: Revista Letras & Letras. Uberlândia-MG. v.28, n.2. p.579-590. jul.-dez. 2012.


0 comentários:

Postar um comentário

 

MICHEL FOUCAULT

LANÇAMENTO - CEDISCO

Marih Design
O objetivo do CEDISCO é popularizar a produção científica por meio de números monográficos que fomentem ao mesmo tempo os estudos discursivos no campo da pesquisa, da extensão e do ensino, colocando em evidência os lugares que o corpo e seus atravessamentos ocupam na constituição do sujeito dos dias de hoje, assim como destacar a materialidade dos suportes que os acolhem. Essa configuração trípica entre discurso, corpo e seu suporte material, de um lado, delimita os contornos da produção científica e, de outro, alarga seus limites.

COURTINE SOBRE PÊCHEUX

EVENTOS

DICA DE LEITURA

Marih Design
Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4675 (impresso) e ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Maringá. A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes de Letras e Linguística. A sua missão é viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Letras e Lingüística.

LEITORES DE IMAGENS - DUBOIS

QUEM SOMOS

Minha foto
Audiscurso
O Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso - AUDiscurso atua nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, desde abril de 2012.
Ver meu perfil completo

CONHEÇA A NOSSA UNIVERSIDADE

AUDISCURSO NA REDE