Delineamentos sobre a Nova história e documento
           

                                                                                               Andréia Lisboa

           No livro de Foucault (2007) A arqueologia do saber tece considerações sobre o método em sua completude, logo na introdução o conceito de história é repensando pelo autor que faz críticas do modelo tradicional de como os historiadores concebiam a história. Para o Filósofo a história tradicional percebe os grandes feitos de forma global compreendendo os acontecimentos de forma contínua traçados por uma linearidade nas sequências dos fatos que produzem verdades absolutas observando sempre a causa e consequência, resumidamente a história tradicional memoriza os monumentos do passado e transforma-os em documentos.  Na Nova história o estudioso propõe interpretar os acontecimentos, não apenas pelos grandes feitos históricos, mas dar luz às ressignificações dos discursos nas diversas camadas sociais de forma descontinua, por meio das rupturas de acontecimentos, não à procura de uma verdade absoluta mas permitir indagar como e porque tal discurso e não outro no lugar da história. Com a nova história também, temos uma amplitude na análise do documento histórico, eles não são considerados apenas como fontes físicas que permite manusear interpretar, decifrar e assim determinar uma verdade absoluta e o valor expressivo que tal fonte possuem. Foucault (2007) na nova história concebe o documento com produções históricas que permite elaborar, organizar, recortar, distribuir, ordenar, estabelecer séries, identificar elementos, definir unidades e descrever relações.
           



0 comentários:

Postar um comentário

 

MICHEL FOUCAULT

LANÇAMENTO - CEDISCO

Marih Design
O objetivo do CEDISCO é popularizar a produção científica por meio de números monográficos que fomentem ao mesmo tempo os estudos discursivos no campo da pesquisa, da extensão e do ensino, colocando em evidência os lugares que o corpo e seus atravessamentos ocupam na constituição do sujeito dos dias de hoje, assim como destacar a materialidade dos suportes que os acolhem. Essa configuração trípica entre discurso, corpo e seu suporte material, de um lado, delimita os contornos da produção científica e, de outro, alarga seus limites.

COURTINE SOBRE PÊCHEUX

EVENTOS

DICA DE LEITURA

Marih Design
Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4675 (impresso) e ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Maringá. A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes de Letras e Linguística. A sua missão é viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Letras e Lingüística.

LEITORES DE IMAGENS - DUBOIS

QUEM SOMOS

Minha foto
Audiscurso
O Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso - AUDiscurso atua nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, desde abril de 2012.
Ver meu perfil completo

CONHEÇA A NOSSA UNIVERSIDADE

AUDISCURSO NA REDE