Método Arqueológico
Edilane Gomes

O método Arqueológico consiste em fazer escavação, ou seja, enquanto os historiadores buscam a verdade em dados, Foucault busca o acontecimento histórico qual foi à condição de produção para aquele acontecimento discursivo. Através do método arqueológico ele traz a tona sentidos por traz das palavras, tornando documento em monumentos.
Pelo método arqueológico Foucault propõe analisar o acontecimento discursivo através de determinado momento histórico. Ele propõe um método que não fosse formalizado nem interpretativo, são analises arqueológicas individualizadas e descreve formações discursivas, ou seja, condições que possibilitaram a sua existência no contexto histórico. A arqueologia não descreve o método estrutural para o domínio da historia dos conhecimentos, mas define um método de analise histórico, até que ponto se desfez daquilo que se constituía, a filosofia da história e das questões que esta punha.
Foucault não usa como tema geral a sociedade, seu campo não é o da história social, seu olhar esta voltado para o discurso. Assim, não basta à interferência dos documentos, seria necessário desconstruí-lo para aprender suas condições de produção. A intenção de Foucault é buscar a raridade e não a estrutura, pois na perspectiva foucaultiana, os fatos seriam raros e arbitrários, ou seja, não seriam óbvios.
Foucault não procura descrever o enunciado, mas analisar o que levou aquele acontecimento de acordo com a história a prática não seria um interesse ou instigadora, noções estas que estariam ausentes do método foucaultiano que não supõe a existência de discursos implícitos, mas propõe uma análise mais apurada daquilo mesmo que já está sendo dito há muito tempo.

Referencia

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: 3. Editora Forense Universitária, 2007a.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na construção da análise do discurso: diálogos e duelos/ Maria do Rosário Gregolin.- São Carlos: ClaraLuz, 2004

0 comentários:

Postar um comentário

 

MICHEL FOUCAULT

LANÇAMENTO - CEDISCO

Marih Design
O objetivo do CEDISCO é popularizar a produção científica por meio de números monográficos que fomentem ao mesmo tempo os estudos discursivos no campo da pesquisa, da extensão e do ensino, colocando em evidência os lugares que o corpo e seus atravessamentos ocupam na constituição do sujeito dos dias de hoje, assim como destacar a materialidade dos suportes que os acolhem. Essa configuração trípica entre discurso, corpo e seu suporte material, de um lado, delimita os contornos da produção científica e, de outro, alarga seus limites.

COURTINE SOBRE PÊCHEUX

EVENTOS

DICA DE LEITURA

Marih Design
Acta Scientiarum. Language and Culture, ISSN 1983-4675 (impresso) e ISSN 1983-4683 (on-line), é publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Maringá. A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes de Letras e Linguística. A sua missão é viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Letras e Lingüística.

LEITORES DE IMAGENS - DUBOIS

QUEM SOMOS

Minha foto
Audiscurso
O Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso - AUDiscurso atua nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, desde abril de 2012.
Ver meu perfil completo

CONHEÇA A NOSSA UNIVERSIDADE

AUDISCURSO NA REDE