UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB- DCH- CAMPUS VI
AUDiscurso- Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso


Gregolin, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na construção da análise do discurso: diálogos e duelos/Maria do Rosário Gregolin- São Carlos: Clara Luz, 2004. 210 p.

Edilane de Jesus Gomes

2.5 O limiar entre o discurso, o agenciamento do saber e as regulações do poder: A ordem do discurso (1971a).  (p. 103-110)

“A função- autor caracteriza o modo de existência, de circulação e de funcionamento dos discursos no interior de uma sociedade, e, por esse motivo, se constitui em um dispositivo de controle dos sentidos que regula a ordem do discurso” (p.103-104)

Ou seja, como os discursos reaparecem de diferentes maneiras, de acordo com a época e a maneira que se vive a sociedade, pois o discurso não tem uma única forma em todas a épocas e lugares. Os discursos não são ocultos mas precisam ser investigados, o autor que vai dizer a maneira que ele reaparece e como funcionam.

“Trata-se de um dispositivo inerente à própria produção do discurso, na medida em que cada disciplina define os enunciados que serão considerados verdadeiros e aqueles que serão dados como falsos. A disciplina, é portanto, um principio de controle da produção do discurso, que lhe fixa os limites por meio de um jogo de reatualização permanente de regras.” (p.104)

Os discursos são produzidos de acordo com os enunciados Então a disciplina controla os discursos uma vez que não se pode falar de qualquer coisa em qualquer lugar, há uma interdição, existe uma regra.

“As sociedades do discurso tem como função conservar ou produzir discursos, mas para fazê-los circular em um espaço fechado a fim de estabelecer formas de apropriação, de segredo e de não permutabilidade.” (p.104)

Os discursos podem ser produzidos e conservados, de maneira em que eles podem circular, mas eles não precisam permanecer o mesmo, ou seja, o mesmo discurso pode ser dito em momentos diferentes, mesmo que seja no mesmo lugar, podendo ter ou não outro significado. Isso será determinado pelo momento histórico.

“[...] toda sociedade possui instituições responsáveis pela distribuição dos discursos, pelo gerenciamento das apropriações. Citando o exemplo do sistema educativo, Foucault afirma que ‘todo sistema de educação é uma maneira politica de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e poderes que eles trazem consigo.’(1971a[1996, p.44])”(p. 105)

Nesse caso, os discursos podem ser modificados ou não de acordo com os interesses das instituições responsáveis pela distribuição de discurso, ao citar a educação, pensa logo na posição de poder que eles carregam. Dessa forma, os discursos serão guiados de acordo a necessidade politica dentro da sociedade.

 “[...] o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual queremos nos apoderar”. (p.108-109)


Temos que pensar além do óbvio para compreender os discursos, pois ele está ali por algum motivo, não é enxergá-lo dentro do objeto e sim entender por que ele está ali, o que queremos buscar com aquele discurso. 

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