AUDiscurso-
Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso
Gregolin,
Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na
construção da análise do discurso: diálogos e duelos/Maria do Rosário
Gregolin- São Carlos: Clara Luz, 2004. 210 p.
Edilane de Jesus Gomes
2.5 O limiar entre o discurso, o agenciamento
do saber e as regulações do poder: A ordem do discurso (1971a). (p. 103-110)
“A
função- autor caracteriza o modo de existência, de circulação e de
funcionamento dos discursos no interior de uma sociedade, e, por esse motivo,
se constitui em um dispositivo de controle dos sentidos que regula a ordem do
discurso” (p.103-104)
Ou
seja, como os discursos reaparecem de diferentes maneiras, de acordo com a
época e a maneira que se vive a sociedade, pois o discurso não tem uma única
forma em todas a épocas e lugares. Os discursos não são ocultos mas precisam
ser investigados, o autor que vai dizer a maneira que ele reaparece e como
funcionam.
“Trata-se
de um dispositivo inerente à própria produção do discurso, na medida em que
cada disciplina define os enunciados que serão considerados verdadeiros e
aqueles que serão dados como falsos. A disciplina, é portanto, um principio de
controle da produção do discurso, que lhe fixa os limites por meio de um jogo
de reatualização permanente de regras.” (p.104)
Os
discursos são produzidos de acordo com os enunciados Então a disciplina
controla os discursos uma vez que não se pode falar de qualquer coisa em
qualquer lugar, há uma interdição, existe uma regra.
“As
sociedades do discurso tem como função conservar ou produzir discursos, mas
para fazê-los circular em um espaço fechado a fim de estabelecer formas de apropriação, de segredo e de não
permutabilidade.” (p.104)
Os
discursos podem ser produzidos e conservados, de maneira em que eles podem
circular, mas eles não precisam permanecer o mesmo, ou seja, o mesmo discurso
pode ser dito em momentos diferentes, mesmo que seja no mesmo lugar, podendo
ter ou não outro significado. Isso será determinado pelo momento histórico.
“[...]
toda sociedade possui instituições responsáveis pela distribuição dos
discursos, pelo gerenciamento das apropriações. Citando o exemplo do sistema
educativo, Foucault afirma que ‘todo sistema de educação é uma maneira politica
de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e poderes
que eles trazem consigo.’(1971a[1996, p.44])”(p. 105)
Nesse
caso, os discursos podem ser modificados ou não de acordo com os interesses das
instituições responsáveis pela distribuição de discurso, ao citar a educação,
pensa logo na posição de poder que eles carregam. Dessa forma, os discursos
serão guiados de acordo a necessidade politica dentro da sociedade.
“[...] o discurso não é simplesmente aquilo
que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que
se luta, o poder do qual queremos nos apoderar”. (p.108-109)
Temos
que pensar além do óbvio para compreender os discursos, pois ele está ali por
algum motivo, não é enxergá-lo dentro do objeto e sim entender por que ele está
ali, o que queremos buscar com aquele discurso.
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