O CINEMA CLÁSSICO
HOLLYWOODIANO: normas e princípios narrativos
Edilane de Jesus
Gomes
BORDWEELL, D. O cinema
clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, F. P.
(Org.). Teoria Contemporânea do Cinema,
Volume II. São Paulo: Senac, 2005.
“A narrativa pode ser estudada como representação: de que modo se refere ou
confere significação a um mundo ou conjunto de ideias. A isso poderíamos
denominar ‘semântica’ da narrativa, de que é exemplo a maioria dos estudos de
caracterização ou do realismo. A narrativa também pode ser estudada como estrutura: o modo como seus elementos se
combinam para criar um todo diferenciado [...]” p. 277
Há dois modos de estudar a narrativa, uma é
pela representação, que é o modo significativa de um conjunto de ideias ou
estrutura que é modo de como se combinam os elementos para criar um
diferencial. Estudar filme hollywoodiano de forma estrutural na análise do
discurso, nos permite observar as camadas mais profundas buscando sentidos
entre o filme e os acontecimentos históricos. Pois o que nos interessa em AD
são os elementos e não o sentimento ou ideia do filme.
“O filme hollywoodiano clássico apresenta
indivíduos definidos, empenhados em resolver um problema evidente ou atingir
objetivos específicos. Nessa busca, os personagens entram em conflitos com
outros personagens ou com circunstâncias externas. A história finaliza com uma
vitória ou derrota decisivas, a resolução do problema e a clara consecução dos
objetivos. O principal agente causal é, portanto, o personagem, um indivíduo
distinto dotado de um conjunto evidente e consistente de traços, qualidades e
comportamentos. [...]” p. 278-279
É características dos
filmes hollywoodianos a definição de cada personagem, tem o vilão e o mocinho e
sempre no final o mocinho vence, é possível identificar na narrativa um romance
em que no início o casal se conhece, passa por vários momentos difíceis no meio
do filme e no final ficam juntos e felizes, ou seja, no fim são resolvidos os
problemas.
“[...] O personagem mais
‘especificado’ é, em geral, o do protagonista, que se torna o principal agente
causal, alvo de qualquer restrição narrativa e principal objeto de
identificação do público. Esses aspectos do syuzhet
não surpreendem embora já exibam importantes diferenças com relação a
outros modos narrativos [...]” p. 279
Assim vemos que é fácil
distinguir o protagonista em filmes hollywoodianos também, por sempre ser alvo
de algum/todos conflitos, é o que mais aparece nas cenas e considerado o mais
forte e tem um amor impossível, esses aspectos faz com o que o público
identifica o personagem.
“[...] Cada cena
apresenta etapas distintas. Inicialmente temos a exposição que especifica o
tempo, o lugar e os personagens relevantes [..]. No meio da cena, os
personagens agem no sentido de alcançar seus objetivos: lutam, fazem escolhas,
marcam encontros, determinam prazos, planejam eventos futuros. No curso de sua
ação, a cena clássica prossegue, ou conclui, os desenvolvimentos de causa e
efeito deixados pendentes em cenas anteriores, abrindo, ao mesmo tempo, novas
linhas causais para desenvolvimento futuro. Uma linha de ação, ao menos, deve
ser deixada em suspenso para servir de motivação à próxima cena, que retoma a
linha deixada pendente. Daí a famosa ‘linearidade’ da construção clássica
[...]” p. 282
Em um filme, cada cena
possui uma etapa, no início é exposta a especificação de tempo, lugar e os
personagens que aparecerão na cena, no meio da cena apresenta o conflito dos
personagens, por fim uma possível resolução do conflito ou algo que servirá de
motivação, ou seja, é deixado um suspense para que o espectador continue
acompanhando a trama, na outra cena, retoma o que ficou pendente, assim forma
uma linearidade entre as cenas.
“[...] Em qualquer narrativa, como assinala
Meir Sternberg, sempre que o final da syuzhet
é fortemente antecipado pela convenção, a atenção composicional incide sobre o
retardamento do resultado promovido pelas porções intermediárias. [...]” p. 283
Dessa maneira, entendemos
que por mais que se antecipe um final para a história que compõe a cena por
meio de convenção, a atenção a essa história é atrasada por proporções causadas
pelas histórias intermediárias. Assim, as cenas secundárias passam a ter
visibilidade na trama.
“[...] O esquecimento é promovido pelo
procedimento de encerrar o filme com um epilogo, uma breve celebração da nova estabilidade
alcançadas pelos personagens principais. O epilogo não apenas reforça a
tendência a um final feliz, como também repete os motivos conotativos
aparecidos ao longo do filme [...]” p. 284
Dessa maneira, quando se
passa todo o tormento, na cena final mostra o final de cada personagem como
recompensa de tudo que aconteceu durante a trama, assim constata-se que durante
as últimas cenas do filme os personagens terão um final feliz.
“[...] é evidente que as
narrativas hollywoodianas são fortemente redundantes. Tal efeito é obtido
principalmente por modelos que podem ser imputados ao mundo da história [...]”
p. 289
Assim podemos constatar
que nas narrativas hollywoodianas possuem umas regularidades entre elas, ou
seja, caracteriza-se pela repetição das histórias, assim é fácil de identificar
qual será o conflito e a solução dele durante a narrativa.
“[...] Somente na narração clássica privilegia
um estilo que persegue a cada momento maior clareza denotativa possível [...] A
iluminação deve destacar a figura de fundo; a cor deve definir os planos
espaciais; a cada plano, o centro de interesse da história geralmente será
centralizado em relação as laterais do quadro. O registro de som é planejado
para proporcionar máxima clareza aos diálogos. Os movimentos de câmera são
concebidos para criar um espaço volumoso e inequívoco [...]” p. 292
Para destacar a imagem do
fundo utiliza a iluminação, a sonorização é ajustada para compreender o
diálogo, assim, cada parte do plano é planejado para proporcionar um
entendimento melhor para o espectador, dessa forma, a movimentação da câmera é
voltada para criar um espaço amplo, assim é passado para o telespectador o mais
real possível.
“Lembremos, também, os
modos de enquadrar a figura humana. Na maioria das vezes, um personagem será
enquadrado entre o plano americano [...] e o primeiro plano [...]. O ângulo da
câmera será reto ou ‘normal’, no nível do ombro ou do queixo. É mais raro o
enquadramento em plano geral muito aberto ou em primeiríssimo plano, com uma
câmera baixa ou alta. [...]” p. 293
Nos filmes hollywoodianos
há uma especificidade ao enquadrar uma figura humana, o personagem é enquadrado
entre o plano americano onde pega do joelho para cima e o primeiro plano que é
dado a altura dos ombros, esses são os planos em que mais aparecem, é raro o
enquadramento em plano geral ou primeiríssimo plano com a câmera alta ou baixa.
Na maioria das vezes, as cenas também começam com um plano conjunto que mostra
o espaço em planos mais próximos.
“[...] O espectador conhece os personagens e
as funções de estilos mais prováveis. Possui internalizadas as normas cênicas
de exposição, de desenvolvimento da linha causal anterior, etc. Conhece ainda
as formas pertinentes de motivação do que é apresentado [...]” p. 295
No cinema hollywoodiano
possui uma regularidade entre as exposições das cenas, assim o telespectador já
faz uma leitura dos personagens sabendo mais ou menos o seu estilo. Assim, é
possível o espectador fazer uma hipótese que será uma história canônica e que o
protagonista irá ter algum conflito que será resolvido no final.
“Em razão de sua centralidade no comércio
cinematográfico internacional, o cinema hollywoodiano exerceu forte influência
sobre a maioria dos outros cinemas nacionais. Após 1917, as formas de
realização cinematográfica dominantes no exterior foram profundamente afetadas
pelos modelos narrativos utilizados pelos estúdios americanos. [...]” p. 298-299
Assim podemos considerar
que o cinema hollywoodiano influenciou a maioria dos outros cinemas, podemos
observar nas narrativas utilizadas nas cenas, assim o espectador já constrói
sentido de acordo com o conhecimento, bem como, enredos com final felizes são
características do cinema hollywoodiano.
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