Universidade do Estado da Bahia- UNEB
Departamento de Ciências
Humanas- DCH- Campus VI/ Caetité-Ba
Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso-AUDISCUSO
Andréia Muniz Lisboa
BORDWELL, David. O cinema
clássico hollywoodiano: normas e princípios
narrativos. In: RAMOS,
Fernão Pessoa. (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema:
documentário e
narratividade ficcional. São Paulo: SENAC: São Paulo, 2005, p. 278-279.
vol. II.
O
texto intitulado “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios
narrativos”,
do norte-americano David Bordwell, publicado originalmente em 1985,
consiste
num estudo da narração clássica do cinema hollywoodiano, entre os anos de 1917
e
1960. De modo geral, o cinema americano tem uma significação maior pelo lugar
que
o
criou, nos Estados Unidos, uma potência mundial. Para Bordwell, O filme
hollywoodiano
clássico apresenta indivíduos definidos, empenhados em resolver um
problema
evidente ou atingir objetivos específicos. Nessa sua busca, os personagens
entram
em conflito com outros personagens ou com circunstâncias externas.
A
história finaliza com uma vitória ou derrota decisivas, a resolução do problema
e
a clara consecução ou não-consecução dos objetivos. O principal agente causal
é,
portanto,
o personagem, um indivíduo distinto dotado de um conjunto evidente e
consistente
de traços, qualidades e comportamentos. Embora o cinema tenha herdado
muitas
das convenções de caracterização do teatro e da literatura, os tipos de
personagens
do
melodrama e da ficção popular são compostos por motivos, traços e maneirismos
únicos.
No
desenvolvimento da trama, é o ápice para tomadas das decisões, os pontos de
virada
da narrativa partir daí os problemas começam a ser resolvidos. Brodwell (2005)
afirma
que a causalidade é motivadora nos princípios de tempo e organização, movidas
pela
duração e a frequência dos acontecimentos a revelar as relações causais.
Essa
sequência se forma por meio de um procedimento peculiar da narrativa clássica
hollywoodiana, denominado como último momento, “o clímax de um filme clássico
seja frequentemente um prazo final demonstra a força da estrutura em definir a
duração
dramática como o tempo que se gasta para alcançar ou deixar de alcançar um
objetivo”
(BORDWELL, 2005, p.280). As histórias dos filmes hollywoodianos são
baseadas
em construções de histórias claras por meio de uma causalidade, ações e
consequências.
Para que isso aconteça cada cena deixa um gancho para ser definida nas
próximas,
utilizando como ponto de partida. Assim, a próxima cena, é retomada a partir
do
que não se resolveu na cena anterior, sendo resolvida tais questões dão origem
a novas
causalidades
assim sucessivamente.
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