Universidade do Estado da Bahia- UNEB
                            Departamento de Ciências Humanas- DCH- Campus VI/ Caetité-Ba
                           Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso-AUDISCUSO

 Andréia Muniz Lisboa
BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios
narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa. (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema:
documentário e narratividade ficcional. São Paulo: SENAC: São Paulo, 2005, p. 278-279.
vol. II.
O texto intitulado “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios
narrativos”, do norte-americano David Bordwell, publicado originalmente em 1985,
consiste num estudo da narração clássica do cinema hollywoodiano, entre os anos de 1917
e 1960. De modo geral, o cinema americano tem uma significação maior pelo lugar que
o criou, nos Estados Unidos, uma potência mundial. Para Bordwell, O filme
hollywoodiano clássico apresenta indivíduos definidos, empenhados em resolver um
problema evidente ou atingir objetivos específicos. Nessa sua busca, os personagens
entram em conflito com outros personagens ou com circunstâncias externas.
A história finaliza com uma vitória ou derrota decisivas, a resolução do problema
e a clara consecução ou não-consecução dos objetivos. O principal agente causal é,
portanto, o personagem, um indivíduo distinto dotado de um conjunto evidente e
consistente de traços, qualidades e comportamentos. Embora o cinema tenha herdado
muitas das convenções de caracterização do teatro e da literatura, os tipos de personagens
do melodrama e da ficção popular são compostos por motivos, traços e maneirismos
únicos.
No desenvolvimento da trama, é o ápice para tomadas das decisões, os pontos de
virada da narrativa partir daí os problemas começam a ser resolvidos. Brodwell (2005)
afirma que a causalidade é motivadora nos princípios de tempo e organização, movidas
pela duração e a frequência dos acontecimentos a revelar as relações causais.
Essa sequência se forma por meio de um procedimento peculiar da narrativa clássica hollywoodiana, denominado como último momento, “o clímax de um filme clássico seja frequentemente um prazo final demonstra a força da estrutura em definir a

duração dramática como o tempo que se gasta para alcançar ou deixar de alcançar um
objetivo” (BORDWELL, 2005, p.280). As histórias dos filmes hollywoodianos são
baseadas em construções de histórias claras por meio de uma causalidade, ações e
consequências. Para que isso aconteça cada cena deixa um gancho para ser definida nas
próximas, utilizando como ponto de partida. Assim, a próxima cena, é retomada a partir
do que não se resolveu na cena anterior, sendo resolvida tais questões dão origem a novas
causalidades assim sucessivamente.

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